Notícias

Unidade de Saúde Zacarias realiza testes rápidos de HIV e outras doenças, com resultado em tempo recorde

Mesmo sendo o sistema público de saúde brasileiro, alvo de críticas por parte de milhões de usuários pelo Brasil, por razões diversas, como a dificuldade em atender às crescentes demandas do setor, no município de Janaúba o Programa Municipal de DST / AIDS funciona. Por meio do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento implantado na Unidade de Saúde Zacarias, localizado no bairro Saudade, é possível ao usuário realizar testes rápidos de HIV – vírus causador da Aids, Hepatite B e C, além de Sífiles. O resultado é rápido, seguro e sigiloso; o paciente recebe a informação em apenas 15 minutos.


Quem garante é a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS em Janaúba, a enfermeira Juscilene Cristina Oliveira Reis. Ela afirma que para serem atendidas, as pessoas interessadas nos exames não precisam de encaminhamento médico. Basta procurar a unidade de saúde.


A enfermeira ainda disse que dentro da proposta de trabalho do programa e do CTA, os profissionais realizam palestras em estabelecimentos públicos e privados, como escolas e empresas.


De acordo com Juscilene, entre 250 a 350 pessoas são atendidas mensalmente, na unidade, mas em período de campanha educativa esse número chega a 600.


CTA – UNIDADE DE SAÚDE ZACARIAS


A enfermeira, Juscilene Cristina - coordenadora do Programa Muncipal de DST/AIDS, que funciona na Unidade de Saúde Zacarias, através do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento falou sobre a importância do serviço de saúde para a população que tem ao seu alcance testes rápidos de HIV, Hepatites: A e B, além de Sífiles. Juscilene ressaltou, ainda o SAI – Serviço de Assistência Especializado voltado ao atendimento aos soropositivos da Região da Serra Geral de Minas. Para tanto, contam com o acompanhamento de médicos especialistas, profissionais da área de enfermagem, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos.


UDM – A enfermeira informou também que o programa contará em breve com a UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, o que permitirá aos pacientes portadores do HIV receberem os medicamentos retrovirais (coquetel) aqui em Janaúba, evitando o deslocamento a outras cidades como Montes Claros.