SAÚDE Ações da Secretaria de Municipal Saúde contribuem para a redução dos casos de dengue em Janaúba

A queda no número de casos da doença em relação ao ano passado, contou também com uma grande aliada, a população que fez, e deve continuar fazendo sua parte na luta pelo combate ao mosquito transmissor

A dengue é uma das principais doenças transmitidas por mosquito no mundo e um problema gravíssimo especialmente em países tropicais como o Brasil, onde o clima e os hábitos urbanos oferecem condições ótimas para o desenvolvimento e proliferação de seu mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.

Para que o impacto da Dengue no Brasil fosse reduzido através de um melhor enfrentamento do problema, em 24 de julho de 2002, foi instituído o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) que tem por objetivo reduzir a infestação pelo Aedes Aegypti; diminuindo a incidência de casos de dengue e logo a redução da letalidade por Febre Hemorrágica da Dengue (FHD). A meta é reduzir a menos de 1% a infestação predial em todos os municípios; inclusive Janaúba, que se encontra com a meta dentro do parâmetro nacional. No programa inclui a Vigilância Epidemiológica; combate ao vetor; assistência aos pacientes; integração com a atenção básica; ações de saneamento ambiental; ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social; capacitação de recursos humanos; acompanhamento e avaliação. Sendo que cada um destes componentes possuem orientações para que sejam adequadas a realidade local.

Devido ao fato da dengue ser uma doença de notificação obrigatória, sua investigação é indispensável. Em Janaúba todos os casos quando identificados/notificados pelos serviços de saúde, têm sua investigação iniciada imediatamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba através da Vigilância Ambiental, Epidemiológica e parceria com a Atenção Primária, considerando a necessidade de apontamentos dos sinais, sintomas e aspectos mais pertinentes até a conclusão do caso. Todos os casos identificados/notificados são orientados quanto à realização da sorologia para confirmação da doença. Os dados são acompanhados semanalmente.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Janaúba, até o momento (semana epidemiológica 17) o município conta com 33 casos notificados, sendo dois confirmados. Os dados revelam grande redução de casos da doença em Janaúba numa comparação relação ao ano passado, quando o município janaubense teve epidemia com o total de 2048 casos notificados. A secretaria de Saúde ressalta que esses dados podem sofrer alterações a qualquer momento.