Primeiros professores da UFVJM já estão trabalhando em Janaúba

Pré-matrícula para 1ª chamada do SiSU encerra hoje

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) já é uma realidade em Janaúba. Os cinco primeiros docentes aprovados no concurso público já estão trabalhando no município sendo eles a Doutora Vivian Machado Benassi (Bioquímica, Biologia Celular e Histologia), Doutor Ricardo Ribeiro de Avila (Física), Mestre Honovan Paz Rocha (Informática), Mestre Rogério Alves Santana (Matemática) e Doutora Leila Moreira Bittencourt Rigueira (Química Geral e Analítica). As aulas da Universidade estão previstas para começar no dia 31 de março desse ano.

No dia 22 de dezembro do ano passado foram aplicadas as provas do concurso público destinado ao provimento de cargos de carreira Técnico-Administrativo.  Já as provas para a lotação prevista exclusivamente para o Campus de Diamantina, e realizadas no Campus JK foram canceladas no dia 14 de janeiro desse ano.  Contudo, isso em nada modificou o concurso para provimento de cargos para o Campus Janaúba sendo que o resultado das aprovações deve ser divulgado nos próximos dias.

Quanto a forma de seleção de ingresso de estudantes foi dividida entre o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Sistema de Avaliação Seriada (SASI). O Sisu, que pela primeira vez foi realizado para o Campus Janaúba contou com a participação expressiva de mais de 1500 candidatos para 100 vagas. O Sasi teve 900 candidatos para 100 vagas, com uma média geral de 12 candidatos por vaga. A gorutubana Thaís Mendes de Oliveira, 18 anos, filha dos comerciantes Manoel e Sônia Maria Serrat, foi selecionada para o curso de Bacharelado em Ciência. Egressa de escola pública ela fala da oportunidade de estudar em uma Universidade Federal em Janaúba. "Estou muito feliz com a oportunidade de estudar em um curso de engenharia de qualidade em minha própria cidade. Passei também na Unimontes, mas prefiro ficar na cidade onde nasci. Durante a graduação pretendo seguir na área de pesquisa, a exemplo dos meus dois irmãos mais velhos que fizeram Agronomia e Mestrado na Unimontes aqui em Janaúba."

Desde o início da década de 80 o movimento de estudantes universitários janaubenses para Montes Claros é comum, com ajuda da Associação dos Estudantes Universitários de Janaúba (AUJ). Agora com a UFVJM, o movimento contrário se inicia, uma vez que em Montes Claros não possui todos os cursos oferecidos em Janaúba de forma gratuita. A geografa Francyanne Dias Gonçalves, montes-clarense, foi aprovada no curso BC&T da UFVJM e virá morar em Janaúba: "O curso de engenharia irá agregar muito ao meu currículo, visto o grande déficit de profissionais qualificados no mercado, principalmente na área de Engenharia de Minas no qual pretendo especializar. Estou muito feliz por ter passado na Federal e não muito longe de casa."

Os candidatos aprovados nas provas cujo nome constar na lista divulgada pela UFVJM devem efetuar a matricula até o próximo dia 21 de janeiro conforme orientações disponíveis no site da UFVJM. Os principais passos são os seguintes:

1. Preencher e imprimir uma via o formulário de pré-matrícula disponível no link: http://goo.gl/4T70Vb .

2. Postar cópia da documentação completa (Certificado de Conclusão de Ensino Médio, Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Médio, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, CPF, Documento Militar, Certidão de Nascimento, 02 foto 3x4, Declaração de não vínculo, Documentos que comprovem a renda familiar (L1 e L2), Declaração étnico-racial (L2 e L4) e Formulário socioeconômico (L1 e L2)) em quatro vias juntamente com o formulário de pré-matrícula via SEDEX para o Campus JK (Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico - DMAA/DRCA - Campus JK: Rodovia MGT 367, km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba - CEP: 39.100-000 - Diamantina - Telefone: (38) 35321200 - Ramal 1369, 1291 e 1360).

3. Enviar e-mail para drca@ufvjm.edu.br com cópia do comprovante de postagem do SEDEX, identificando com seu nome completo, curso, chamada e processo seletivo.

A lista dos candidatos aprovados na primeira chamada pode ser obtida neste link: http://goo.gl/IAe26m