Notícias

UFVJM - INSCRIÇÕES PARA O SiSU COMEÇAM HOJE - 06/01/2014

Curso Superior Gratuito e de Qualidade!

A partir do dia seis de janeiro, segunda-feira, as pessoas interessadas em entrar para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) poderão fazer isso através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é uma das portas de entrada para a universidade que utiliza como critério de seleção a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Campus de Janaúba serão ofertados seis cursos de graduação de nível superior, sendo eles: Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração de três anos e cinco Engenharias: Física, de Minas, Metalúrgica, de Materiais, e Química Industrial, com duração de dois anos cada. As inscrições no SiSU poderão ser efetuadas gratuitamente por candidatos que tenham feito o Enem 2013 e tenha obtido nota acima de zero na redação, através do site http://sisu.mec.gov.br/ entre os dias 06/01/2014 e 10/01/2014, conforme cronograma disponível no site. Para a inscrição o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2013. Caso não tenha o número de inscrição e/ou senha no Enem 2013, poderá utilizar a ferramenta no próprio site para recuperá-los.

Essa é a primeira vez que a Cidade de Janaúba oferta vagas através do SiSU, sendo possível para o candidato ingressar no Campus de Janaúba da UFVJM para curso de Ciência e Tecnologia e, após os três anos de estudo, o acadêmico poderá optar por sair da instituição com o diploma de BC&T ou em cursar uma segunda graduação. Dentre as opções oferecidas, o estudante pode escolher uma das Engenharias disponíveis na UFVJM, não apenas nos Campus de Janaúba, mas também em outro campus, sem a necessidade de se inscrever novamente no Sistema. Para isso, leva-se em consideração apenas o desempenho acadêmico do mesmo. Sendo assim, um candidato que tenha interesse em cursar uma das Engenharias da UFVJM deverá primeiramente ingressar-se no curso de BC&T para depois optar pelas Engenharias. Ao término das graduações o acadêmico pode ir para o mercado de trabalho ou seguir a carreira acadêmica com o mestrado e doutorado. 

O SiSU é a maneira mais democrática de se ingressar em um curso superior de qualidade e sem custos uma vez que a prova do Enem pode ser prestada em qualquer lugar do país gratuitamente, desde que comprovada a baixa renda. Já a inscrição no SiSU é gratuita para qualquer pessoa, independente da classe social ou raça, não exigindo deslocamento do candidato para fazer as provas. Este será o primeiro SiSU na Cidade de Janaúba que irá receber migrantes de diversas regiões do país, levando em consideração a qualidade dos cursos da UFVJM e o défice de engenheiros. 

Para maiores informações do SiSU/UFVJM acessem seguintes links: