Notícias

Janaubenses vão participar do maior evento de software da América Latina

O objetivo dessa participação é permitir que os servidores possam aproveitar as capacitações feitas na conferência a fim de que haja a transmissão de benefícios à população janaubense através da implantação de sistemas modernos e que possuam menor custo d

Profissionais do setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Janaúba vão estar presentes, na próxima semana, na 10ª edição do maior evento de software livre da América Latina, a Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware). O objetivo dessa participação é permitir que os servidores possam aproveitar as capacitações feitas na conferência a fim de que haja a transmissão de benefícios à população janaubense através da implantação de sistemas modernos e que possuam menor custo de utilização. Essa será a terceira vez consecutiva que a Cidade de Janaúba vai ao evento com uma caravana oficial patrocinada pela Usina de Itaipu sem nenhum custo para o município.


O Diretor Administrativo da Prefeitura Municipal de Janaúba, Thalis Antunes, explica a importância da participação de representantes janaubenses no evento. “Administração Pública está em constante evolução sendo essencial a utilização de ferramentas computacionais que permitam agilizar, racionalizar e gerir os diversos setores que a compõe. O gerenciamento seria impossível de ser realizado sem sistemas informatizados que permitam a manipulação da enxurrada de informações necessárias para seu funcionamento, quer seja no âmbito municipal, estadual ou mesmo federal, de uma maneira eficaz e que propicie a melhor utilização dos recursos públicos.” Ainda segundo Thalis, a ida dos profissionais de Tecnologia e Informação do município a Latinoware “visa trazer ao cidadão diversos benefícios e facilidades que poderão ser desfrutadas à medida que a evolução dos meios de comunicação e a informática se popularizem e se tornem mais acessíveis.”


Além de ter público janaubense a Latinoware terá pela segunda vez seguida à participação de dois gorutubanos também na realização de palestras durante o evento. Os irmãos Thalis e Thomás Antunes vão participar do maior evento de software livre da América Latinas como palestrantes. Com currículos extensos e trabalhos reconhecidos, os irmãos vão ministrar, respectivamente, cursos na área de Sistemas Embarcados com diversas ferramentas computacionais, tais como Arduino, BeagleBone Black, LaunchPad, com ênfase em ferramentas livres; e Computação Física com Arduino. Para o Coordenador de Tecnologia da Informação, Gilmário Gonçalves de Oliveira, “iniciativas como da Prefeitura de Janaúba são extremamente importantes, pois ressaltam a cultura de utilização de sistemas livres, acessíveis a grande maioria da população, com custo de investimento baixo, mas com vantagens elevadas. Tais ações repercutem de forma positiva no desenvolvimento humano contribuindo para o crescimento intelectual, criativo e econômico de nossa região, que ainda possui características essencialmente agrícolas. Espero que a soma destes fatores  possam atrair novas possibilidades e investimentos para nossa cidade, pois é importante a vinda de novas empresas focadas no capital humano qualificado.”, explicou Gilmário.