Janaubenses vão participar do maior evento de software da América Latina

Profissionais do setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Janaúba vão estar presentes, na próxima semana, na 10ª edição do maior evento de software livre da América Latina, a Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware). O objetivo dessa participação é permitir que os servidores possam aproveitar as capacitações feitas na conferência a fim de que haja a transmissão de benefícios à população janaubense através da implantação de sistemas modernos e que possuam menor custo de utilização. Essa será a terceira vez consecutiva que a Cidade de Janaúba vai ao evento com uma caravana oficial patrocinada pela Usina de Itaipu sem nenhum custo para o município.

O Diretor Administrativo da Prefeitura Municipal de Janaúba, Thalis Antunes, explica a importância da participação de representantes janaubenses no evento. “Administração Pública está em constante evolução sendo essencial a utilização de ferramentas computacionais que permitam agilizar, racionalizar e gerir os diversos setores que a compõe. O gerenciamento seria impossível de ser realizado sem sistemas informatizados que permitam a manipulação da enxurrada de informações necessárias para seu funcionamento, quer seja no âmbito municipal, estadual ou mesmo federal, de uma maneira eficaz e que propicie a melhor utilização dos recursos públicos.” Ainda segundo Thalis, a ida dos profissionais de Tecnologia e Informação do município a Latinoware “visa trazer ao cidadão diversos benefícios e facilidades que poderão ser desfrutadas à medida que a evolução dos meios de comunicação e a informática se popularizem e se tornem mais acessíveis.”

Além de ter público janaubense a Latinoware terá pela segunda vez seguida à participação de dois gorutubanos também na realização de palestras durante o evento. Os irmãos Thalis e Thomás Antunes vão participar do maior evento de software livre da América Latinas como palestrantes. Com currículos extensos e trabalhos reconhecidos, os irmãos vão ministrar, respectivamente, cursos na área de Sistemas Embarcados com diversas ferramentas computacionais, tais como Arduino, BeagleBone Black, LaunchPad, com ênfase em ferramentas livres; e Computação Física com Arduino. Para o Coordenador de Tecnologia da Informação, Gilmário Gonçalves de Oliveira, “iniciativas como da Prefeitura de Janaúba são extremamente importantes, pois ressaltam a cultura de utilização de sistemas livres, acessíveis a grande maioria da população, com custo de investimento baixo, mas com vantagens elevadas. Tais ações repercutem de forma positiva no desenvolvimento humano contribuindo para o crescimento intelectual, criativo e econômico de nossa região, que ainda possui características essencialmente agrícolas. Espero que a soma destes fatores  possam atrair novas possibilidades e investimentos para nossa cidade, pois é importante a vinda de novas empresas focadas no capital humano qualificado.”, explicou Gilmário.