Notícias

NASF de Janaúba comemora o Dia Nacional do Idoso

O objetivo do trabalho foi oportunizar momentos de alegria para as pessoas da terceira idade atendidas pelo NASF nesses locais.

Em comemoração ao dia Nacional do Idos, 1º de outubro, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou nos dias 22 e 25 de setembro na Unidade de Saúde do distrito da  Vila Nova dos Poções e no Centro Comunitário Justus no Bairro Rio Novo atividades de confraternização para os idosos. O objetivo do trabalho foi oportunizar momentos de alegria para as pessoas da terceira idade atendidas pelo NASF nesses locais. Para isso, ações de recreação bem como café da manhã comunitário com orientações da nutricionista, dinâmicas, danças e sorteios de brindes foram feitos pela equipe do Núcleo com os participantes.


Segundo a Coordenadora do NASF, Patrícia Lopes, além de homenagear os idosos, evento quis permitir que os mesmos tivessem um momento acolhedor em que pudessem sentir a importância que tem para a comunidade em que estão inseridos. “Somos referência nas comunidades em que realizamos essas atividades. Sempre prestamos atendimentos através de palestras sobre o cuidado, direitos e saúde do idoso. Por isso essa ação buscou levar um trabalho diferenciado possibilitando a integração dos idosos que participaram com a equipe do NASF, em que eles pudessem receber uma atenção especial sentindo assim abraçados por todos nós.”.


O NASF atua de forma integrada com as Unidades Básicas de Saúde e é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família. Em Janaúba o NASF realiza ações de promoção de saúde evitando que o paciente precise de cuidados secundários ou terciários. Além de palestras e atendimentos em grupos, o Núcleo conta com profissionais que realizam junto à população, atividades físicas nas academias das praças da cidade em bairros como Barbosas e Cerâmica gratuitamente promovendo o esporte e a saúde. O NASF também presta atendimentos domiciliares e atua por meio do Projeto Terapêutico Singular (PTS), cujo objetivo é o acompanhamento do paciente por profissionais específicos através de propostas e condutas terapêuticas articuladas em discussão coletiva.