Primeiro dia do CINTEC tem a participação de estudantes de Janaúba e do prefeito Yuji Yamada

Aconteceu no último domingo, 22 de setembro, o primeiro encontro do Circuito CINTEC Serra Geral – Ciência, Inovação e Tecnologia promovido pelo Polo de Inovação Janaúba da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES) em parceria com a Prefeitura Municipal, Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e Colégio Prêmio. Com palestras sobre informática, redes sociais, educação e finanças, o primeiro dia do evento contou ainda com a participação do prefeito de Janaúba, Yuji Yamada. O evento, realizado no Colégio Prêmio, atraiu um público diverso de escolas públicas e privadas do município. Em sua primeira edição, o Circuito tem como objetivo levar ao público da cidade palestras gratuitas que contribuam para a formação profissional e pessoal de cada participante.

O 1º Circuito CINTEC Serra Geral faz parte da programação de atividades que o Polo de Inovação Janaúba junto ao município e o IFNMG estão realizando para a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal, juntamente como os Ministérios do Esporte e da Saúde, a SNCT a semana traz como tema ‘Ciência, Saúde e Esporte’.  A Coordenadora do Polo de Inovação Janaúba, Virgínia Magalhães explicou que a realização do CINTEC busca “promover e estimular na cidade atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos oportunizando o aprendizado dos participantes.”.

Durante sua fala, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, motivou os presentes com sua história de superação. Yuji falou também sobre a necessidade do estudo, da formação profissional e da dedicação que os estudantes têm de ter para conseguirem boas colocações no mercado de trabalho. “É preciso que vocês se dediquem aos estudos, leiam muitos livros, e não percam a vontade de seguir seus objetivos. A vida não é fácil e devemos superar os desafios a cada novo dia. Investir em educação é importante para que vocês alcancem grandes resultados. Por isso, nessa administração, vamos trabalhar para proporcionar momentos como esse, em que a população de Janaúba possa de forma gratuita ter acesso a atividades de promoção educacional e profissional”, disse o prefeito.

Este evento, primeiro de muitos, é uma parceria importante entre o Polo de Inovação Janaúba, Colégio Prêmio, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Prefeitura de Janaúba, mostrando mais uma vez que parcerias são necessárias para promover o desenvolvimento da cidade. No próximo domingo, 29 de Setembro, será realizado o segundo encontro do CINTEC. As palestras acontecerão no Colégio Prêmio a partir das 9 horas. A participação é gratuita e os alunos podem se inscrever meia hora antes do evento iniciar. A entrega dos certificados será realizada após o término dos trabalhos no mesmo dia.