Prefeito de Janaúba participa de Encontro Nacional em Brasília

Durante o evento com ministros do Governo Federal, Yuji Yamada discutiu projetos voltados para o desenvolvimento econômico da região

Roberta Bertolusci

Realizado durante os dias 28, 29 e 30 de janeiro, o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas reuniu em Brasília (DF) gestores municipais de várias regiões do Brasil. Entre eles, estava o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, que participou da programação organizada em quatro eixos temáticos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Com o tema “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, o encontro teve a finalidade de apresentar aos novos prefeitos os programas do Governo Federal que têm reflexo direto nas prefeituras.

Com um novo perfil de liderança, dinâmico e focado em estimular as potencialidades regionais, o prefeito Yuji Yamada foi para o encontro com a intenção de buscar mais investimentos para a região e o fortalecimento das atividades econômicas. O prefeito tratou com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do projeto de implantação do porto seco em Janaúba. “Como a cidade é um dos maiores polos da fruticultura brasileira, o porto torna viável a comercialização das frutas para o exterior”, explica o prefeito ao ressaltar a importância deste projeto para a economia gorutubana. Com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, Yamada discutiu o incentivo à piscicultura e a liberação de recursos para o desenvolvimento da atividade no município. “Queremos que Janaúba ocupe, cada vez mais, o seu espaço de cidade polo regional e atraia a atenção e os olhares de empreendedores”, enfatiza o prefeito, em tom de expectativas positivas.

Juntamente com ministros, a presidenta da República, Dilma Roussef, participou do evento e ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre os governos federal, estadual e municipal. Destacando questões relevantes como a saúde e a educação, foi enfatizada a relevância de investimentos em ambas as áreas - que são o ponto de partida para um Brasil mais desenvolvido. Anunciando a liberação para a habilitação de novas creches e pré-escolas nos municípios, a presidenta afirmou que o governo irá também liberar recursos para o financiamento de novas construções. Já na saúde, mais de 5.600 unidades serão ampliadas em todo o país e mais de 1.200 novas serão construídas, o que irá gerar um investimento de 1,2 bilhões de reais nos equipamentos para o atendimento adequado à população.

Além de apresentar os principais programas do Governo Federal executados em parceria com os governos municipais, como Brasil sem Miséria, PAC II, Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos, entre outros, foram anunciados recursos a serem liberados num total de 66,8 bilhões de reais para áreas como educação, infraestrutura e saúde. Desse total, 35,5 bilhões de reais devem ser liberados nos próximos meses. O restante depende da elaboração de novos projetos pelos municípios.

O encontro foi marcado por palestras, oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também estavam à disposição dos prefeitos estandes de ministérios e de órgãos com influência no cotidiano das prefeituras, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Os participantes receberam ainda publicações trazendo orientações para início de mandato, catálogo de programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras e revista sobre os programas e ações do Governo Federal.