Secretaria Municipal de Saúde participa do Dia de Cooperar

A Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou no último sábado, dia 14 de setembro, do “Dia C” – Dia de Cooperar. O Dia C é uma iniciativa do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista. Na Cidade de Janaúba o Dia de Cooperar foi realizado pela Sicoob Credigerais na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo e contou com a parceria de instituições de ensino, entidades locais, sociedade civil organizada, Sebrae, Cemig, Copasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros dentre outros.

O objetivo do trabalho feito em Janaúba foi promover uma ação de mobilização social para a comunidade no qual se insere a Escola. Para a Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social, Idalice Martins, a participação da Secretaria de Saúde no evento reforçou o compromisso social que a atual administração tem com a Cidade de Janaúba. “O Dia C foi uma oportunidade de nos reunirmos mais uma vez para operar juntos, ou seja, atuarmos unidos em prol da sociedade janaubense. No espaço montado dentro da escola levamos até a população presente informações sobre saúde mental (com a participação do Consultório na Rua), saúde bucal, controle de endemias e orientações nutricionais. Na ocasião realizamos também palestras sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e testes rápidos de DSTs. Como resultados tivemos a efetiva adesão da população que abraçou a nossa causa fazendo uso dos serviços oferecidos.”.

Durante o Dia de Cooperar a população pode conhecer o Movimento Janaúba Saúde e Vida que, segundo a Secretária de Saúde do Município, Lara Jamille Silveira “tem como objetivo despertar na população a importância da prevenção e promoção da saúde na cidade por meio de atendimentos, de palestras, acolhimento e capacitações com usuários do serviço e agentes de saúde.”. No próximo domingo, 22 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará atividades de prevenção e promoção de saúde em mais um bairro de Janaúba. Uma Manhã Saudável acontecerá no Bairro Dona Lindú a partir das 9 horas da manhã para atender toda a comunidade local. Equipes da saúde bucal, mental, controle de endemias, Consultório na Rua dentre outros, participarão dessa ação prestando atendimentos aos moradores da região.