Consultório na Rua realiza atendimentos na Cidade de Janaúba

A fim de oferecer atendimento a usuários de álcool e drogas que vivem em condições vulneráveis, a Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o programa Consultório na Rua. Com uma equipe de enfermeiros, assistente social, psicóloga, técnicos, orientadores sociais e motorista, o Consultório está aberto a comunidade de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas, circulando pelas ruas do município. O serviço implantado na Cidade de Janaúba oferece acolhimento, acompanhamento e orientações aos janaubenses.

Segundo a enfermeira e Coordenadora do Consultório na Rua, Iranete Pereira Gomes, “o objetivo desse trabalho é oferecer atendimento ao segmento de usuários de substâncias psicóticas em situação de vulnerabilidade disponibilizando recursos para os cuidados básicos de saúde em seus locais de permanência, e encaminhando as demandas mais complexas para a rede de saúde.”. O púbico atendido varia entre crianças e adolescentes que fazem uso de álcool e drogas, como o crack, por exemplo, a instituições e escolas públicas ou particulares que querem levar as informações pertinentes à prevenção para dentro de seus espaços.

Para a Secretária de Saúde, Lara Jamille Silveira, essa ação é de extrema importância para a cidade por permitir que haja um elo entre o usuário e o serviço prestado pela saúde no município. “O Consultório na Rua possibilita a abordagem direta das pessoas que se encontram em situações vulneráveis com o intuito de promover o atendimento dos usuários e das famílias. Com o apoio da Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), temos conseguido fortalecer a ação feita levando informações e atendimentos à população janaubense.”. O Consultório na Rua possui um ponto de apoio no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado na Rua Américo Soares esquina com Rua Marechal Deodoro da Fonseca, onde as pessoas podem buscar pela prestação do serviço nas comunidades em que estão inseridas.