Ruas de Janaúba terão o trânsito modificado

A cidade de Janaúba possui uma frota com mais de 23 mil veículos sendo que metade desse número corresponde a motocicletas. O movimento nas ruas da cidade tem sido cada vez mais intenso devido à quantidade de carros, motos, bicicletas e pedestres que trafegam pelo município. A fim de melhorar a mobilidade urbana a Prefeitura Municipal de Janaúba através do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está implantando mudanças em algumas ruas da cidade. Vias que antes permitiam o acesso em mão dupla passarão a ter apenas um sentido para locomoção de veículos. As mudanças passarão a valer a partir do dia 23 de setembro em ruas como Virgílio de Melo Franco, Santos Dummont e Grão Mogol. Estas ruas terão sentido único para descolamento sendo as duas primeiras direcionadas a Avenida do Comércio. No caso da Rua Grão Mogol, os veículos poderão se deslocar no sentido bairro centro.

Segundo o Diretor de Trânsito do Município, Américo Soares, técnicos de Belo Horizonte (MG) vieram a Janaúba e estudaram a situação do trânsito da cidade. Após o estudo, um planejamento para melhorar a circulação de veículos, ciclistas e pedestres foi feito e agora está sendo implantado pelo município. “Recebemos a visita de técnicos que analisaram o trânsito de Janaúba e traçaram mudanças para melhorar a circulação das pessoas. Assim nos reunimos com o Comandante do 51ª Batalhão da Polícia Militar, como o Delegado da Polícia de Trânsito, com vereadores e representantes de entidades parceiras e discutimos as modificações a serem feitas. Nosso objetivo é melhorar o fluxo do trânsito em Janaúba e permitir que a cidade continue crescendo sem que isso comprometa o acesso das pessoas.”, disse Américo. O Diretor afirmou ainda que caso as mudanças não sejam positivas, “novos estudos serão feitos para melhor atender as necessidades do município e do cidadão, garantindo uma melhor circulação e mais segurança.”.

Além das ruas citadas existe o estudo de mudanças para a Avenida Brasil e Avenida Engenheiro Manoel Athayde. Pintura do piso e implantação de placas de sinalização também faz parte do projeto. A colocação de redutores de velocidade foi iniciada pela Prefeitura na Avenida Edilson Brandão Guimarães (Beira Rio) e Engenheiro Manoel Athayde, onde antes existiam sinalizadores, conhecidos popularmente como tartarugas ou olho de gato. Em Bairros de Janaúba, como Algodões, por exemplo, os redutores de velocidade já estão sendo colocados. Américo afirma ainda que a população será orientada quanto às modificações das ruas durante blitz educativas feitas pela Polícia Militar na cidade. O objetivo desse trabalho é educar e conscientizar a comunidade local quanto à necessidade de obedecer às leis de trânsito para que acidentes sejam evitados.