Workshop de Empreendedorismo Cultural é realizado em Janaúba

A Cidade de Janaúba recebeu na manhã da última quinta-feira, 11 de setembro, o Workshop Empreendedorismo Cultural – Territórios do Saber. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerias, por meio do programa Minas Território da Cultura, o Workshop teve como objetivo proporcionar aos participantes informações sobre as habilidades e competências necessárias para atuar como empreendedor cultural. Ministrado pela Consultora Mariela França, o Workshop aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), vereadores, agentes culturais e do Coordenador de Cultura de Janaúba, Ney Barbosa.

Durante a apresentação feita, Mariela falou sobre o perfil profissional do empreendedor bem como o gerenciamento de empresas culturais. “A intenção do governo do Estado é ampliar o trabalho de todos que estão envolvidos com a cultura. Queremos alavancar a cultura não apenas no sentido produtivo, mas como um mercado competitivo. Com isso temos como objetivo mostrar como é importante desenvolver um perfil que seja absorvido pelo mercado e automaticamente esse perfil profissional seja refletido no processo produtivo, tanto na arte, na música, na gastronomia dentre outras áreas.”, explicou Mariela. Segundo a consultora, esse trabalho também tem como intuito, “possibilitar que a arte feita seja uma referência que retrate as raízes culturais brasileiras para os turistas que aqui estarão durante a Copa do Mundo em 2014”.

Para o Coordenador Municipal de Cultura, Ney Barbosa, o programa Minas Território da Cultura engrandece o setor cultural da cidade e enriquece os valores estabelecidos. “A palestra realizada contribuiu significativamente para o aprendizado e fortalecimento cultural e das pessoas que trabalham com cultura em nossa cidade. Temos uma oportunidade única com a implantação do programa Minas Territórios da Cultura em Janaúba, de alavancar o processo produtivo cultural de Janaúba, por ser esse um programa de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais cuja ação abrange as dez macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas. Contudo, precisamos que todos os agentes culturais locais se mobilizem e participem dessas atividades para que assim tenhamos condições de colocar em prática o que tem sido discutido e apresentado ao longo da aplicação do programa.”.