Cidade de Janaúba é homenageada por trabalho feito em saúde bucal

Através do Projeto JANAÚBA FELIZ – Sorrindo com Saúde município tem atuado com ações de prevenção, de diagnóstico e tratamento de doenças bucais.

A Prefeitura Municipal de Janaúba através da Secretaria Municipal de Saúde tem mais um motivo para sorrir. A Cidade de Janaúba foi à única cidade mineira, selecionada entre os 853 municípios do Estado de Minas Gerais, que recebeu a homenagem feita a nível nacional pelo Prêmio Brasil Sorridente 2013, do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O município foi homenageado dentro da categoria correspondente a cidade com população entre 50.001 a 300.000 habitantes estando em 5º lugar no ranking brasileiro. Em sua oitava edição, a premiação contemplou os municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O Brasil Sorridente divide-se em três categorias: cidades com menos de 50.000 habitantes, cidades de 50.001 a 300 mil habitantes e cidades acima de 300.001 pessoas. Os critérios de avaliação respeitam as normas acordadas, mas buscam sempre ações inovadoras na área. A homenagem feita corresponde ao trabalho desenvolvido pelo projeto JANAÚBA FELIZ – Sorrindo com Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou o projeto para apreciação da Comissão do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CROMG), que fez a análise do desempenho dos municípios mineiros. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline D’ Angelis Vieira, “Janaúba tem se empenhado para fazer a diferença, uma vez que a prioridade é oferecer a população da cidade uma odontologia de qualidade.”. Caroline afirmou ainda que reconhece que o trabalho odontológico deve ser valorizado por toda a sociedade, uma vez que tem considerável alcance na vida das pessoas, tanto na saúde como na estética e autoestima. O conselheiro Federal Cesar Campagnolli, e Presidente da Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia (CONPA), explicou a importância da premiação não somente para as cidades homenageadas, mas também para todo o país. Para Campagnolli, “ser agraciado com um reconhecimento como esse é muito importante uma vez que impulsiona o serviço odontológico nas cidades, sendo um aliado na busca pela melhoria da saúde bucal em todo o Brasil.”.

Essa homenagem ao município de Janaúba no Concurso Brasil Sorridente vem consolidando o efetivo trabalho desenvolvido através do Projeto JANAÚBA FELIZ – Sorrindo com Saúde. O projeto que, engloba todas as ações de promoção, de prevenção, de diagnóstico e tratamento de doenças bucais iniciadas pela nova gestão administrativa para o pleito 2013 a 2016. A equipe coordenada por Caroline tem realizado um trabalho efetivo em escolas, bairros, comunidades e demais locais do município, através de palestras, orientações e explicações aos cidadãos quanto ao cuidado com a saúde bucal. Satisfeito com o resultado alcançado pela equipe, o Prefeito Yuji Yamada garantiu que a prefeitura continuará a investir nas ações que já são desenvolvidas a fim de que elas possam atender mais janaubenses. Esse trabalho faz parte das metas da atual administração que busca garantir mais qualidade de vida aos moradores da Cidade de Janaúba.