Bairros de Janaúba recebem mutirões de limpeza

A força-tarefa faz parte das ações de combate à dengue na cidade

Roberta Bertolusci

A campanha de enfrentamento à dengue em Janaúba ganhou força nos últimos dias. A secretaria municipal de Saúde intensificou o trabalho de mobilização e priorizou os mutirões de limpeza para recolhimento de objetos e recipientes que possam acumular água. Teve início, na última semana, os mutirões nos bairros São Lucas, Boa Vista, Padre Eustáquio, Veredas, Gameleira e Nova Esperança.

As equipes do setor de limpeza urbana e da coleta seletiva percorreram os bairros coletando o lixo e, principalmente, pneus velhos, garrafas, latas, vidros, sacos plásticos, dentre outros objetos. O trabalho envolveu caminhões da coleta e caçambas da prefeitura. Segundo estimativas da coordenadora da Coleta Seletiva no município, Mariza Cléia Alves, foram recolhidas três toneladas de recicláveis, por dia. Segundo ela, durante três dias de mutirões, foi possível coletar 37 toneladas de material orgânico e entulhos. Os pneus velhos, que são considerados vilões quando o assunto é dengue, também foram recolhidos em grande quantidade. Foram coletadas 250 unidades, contando pneus de bicicletas, carros e motos.

A coordenadora ressaltou que os mutirões foram realizados com sucesso graças à colaboração dos moradores. “Com a boa participação da população, além de eliminar recipientes propícios à reprodução do Aedes Aegypti, foi possível aumentar em 30% a renda dos catadores”, comemora Marisa Cléia ao agradecer a comunidade pelo apoio.

Os mutirões retomam na próxima terça-feira, com a coleta durante todo o dia no centro da cidade. No dia 6, o trabalho prossegue no bairro Santo Antônio, pela manhã, e no Isaías Pereira, no período da tarde. O mutirão chega no dia 7 nos bairros São Gonçalo (na parte da manhã) e no Saudade, à tarde. A força-tarefa continua no dia 8 com o recolhimento no Esplanada, de manhã, e no Cerâmica, no turno da tarde. Neste mesmo dia, também está prevista uma blitz educativa, na região central da cidade, com foco na campanha “Carnaval sem Dengue”.