Notícias

Dia mundial da água: um alerta para a preservação

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação desse bem natural tão valioso, condição essencial para a vida e sobrevivência de quaisquer espécies.


Preservar a água é um ato de cidadania, como inscrito na “Declaração Universal dos Direitos da Água”, documento da ONU de 1992. A carta ressalta que a água é um recurso que integra o patrimônio da Terra, sendo assim responsabilidade de cada nação, cada povo e cada cidadão, zelar e cuidar desse bem.


Para se ter uma ideia, no Brasil, de acordo com dados do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, divulgados ano passado, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados.


Não só neste dia, mas durante todo o ano, a conscientização da população deve ser constante. Ser consciente não é ser passivo diante ao desperdício dos recursos hídricos, mas saber usar e ter a ideia da necessidade que se tem de economizar. Pequenas atitudes do cotidiano fazem a diferença nesse sentido: evite banhos prolongados (75% da água consumida numa casa são gastos no banheiro, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente) e reutilize a água da máquina de lavar para outros fins, e evite assim o uso desnecessário de água potável na limpeza de calçadas, por exemplo. Estes são alguns dos novos hábitos que o cidadão deve levar para seu dia-a-dia. Lembre a todos da necessidade de preservação da água.